domingo, 19 de abril de 2009

Goethe

Amigo-Quando iniciei este blog, escrevi como um carimbo,uma marca registrada, uma frase belíssima, pela qual pautei toda a minha vida. Por um lapso de memória deixei de mencionar o autor: Goethe. E quero me redimir, pelo esquecimento.
Meu primeiro contato com Goethe se deu quando, adolescente, desejando conhecer o mundo, naquela ânsia de apreender e tudo aprender, abri um livro, e eu lia bastante, e estava em férias em Guaramiranga, uma serra belíssima no Ceará, me deparei com aquela frase que incorporei à minha identidade, tanto me impressionou! Daquele dia em diante, passei a escreve-la em todos os cadernos que me chegavam às mãos, em todos os livros que eu lia, nas folhas em branco , antes de iniciar um comentário escrito, nos apontamentos, nas cadernetas de notas, como se fosse um prefácio de qualquer página que eu fosse escrever. Goethe épor unanimidade considerado a maior personalidade da literatura alemã.Seu maior poeta, dramaturgo, romancista, ensaista.Escreveu um livro, "Os sofrimentos do jovem Werther", que teve um sucesso extraordinário e foi traduzido para todas as linguas.
Goethe, muito jovem ainda, tornou-se uma personalidade famosa, convidado para residir em Weimar e chegou a ser nomeado ministro do pequeno ducado. A frase de Goethe que tanto impressionou á adolescente e que marcou decididamente a sua caminhada é:
" Dá início a tudo quanto fores capaz de fazer ou imaginar. Na audácia há gênio, força, magia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário